quinta-feira, 24 de maio de 2018

Alianças da Diversidade – Uma Escola Segura para Tod@s

 
 
Os dados estatísticos não mentem: 48% de jovens gays e lésbicas, bem como 33% de jovens bissexuais já foram alvo de homofobia e bifobia em contexto escolar (Freitas e Fontaine, 2014). Perante um contexto ainda discriminatório e heteronormativo, 94% de jovens lésbias, gay, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI) optam por esconder a sua identidade, enquanto 36% a revelam de forma seletiva. E os números não se ficam por aqui: 60% já ouviu comentários ou testemunhou eventos negativos e 44% diz ser muito comum ouvir piadas sobre a sua identidade no dia-a-dia (Inquérito LGBT da Agência Para os Direitos Fundamentais da União Europeia, 2013). Perante este cenário, como podemos contribuir para que a escola seja um lugar seguro? A lei Lei n.º 60/2009 estabelece a obrigatoriedade de lecionar Educação Sexual nas escolas, nas diferentes disciplinas, implementada, por exemplo, através do PES – Projeto de Educação para a Saúde. Não existem, contudo, evidências que a abordagem destes conteúdos seja inclusiva.
 
 
É neste âmbito que surge a ideia das Alianças Da Diversidade (ADD), um novo projeto da Associação ILGA Portugal. Os dados são claros na necessidade de tomar medidas que visem combater todas as formas de discriminação em função da orientação sexual, identidade ou expressão de género ou características sexuais. O principal objetivo é a integração da população jovem LGBTI. Como? Não existe uma fórmula universal; para criar uma Aliança da Diversidade basta que um grupo de pessoas (independentemente da orientação sexual e identidade e expressão de género!) forme um grupo com o objetivo de dar visibilidade positiva a identidades não normativas, e a partir daí muitas ideias e atividades são válidas e bem-vindas, especialmente se partirem da própria comunidade escolar. Já assistimos a iniciativas como: encenações de situações românticas entre casais do mesmo sexo; o hastear da bandeira arco-íris; uma photo booth de aliad@s; a comemoração de datas simbólicas para a comunidade LGBTI (como por exemplo, o IDAHOT, no dia 17 de Maio - Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia), entre muitas outras.
Ideias não faltam, aliados e aliadas também não: porque continuam então a soar tão alto as vozes da discriminação? Acreditamos que as Alianças da Diversidade são um importante contributo para esta necessidade de resposta: todos/as os que se identificam com a causa e acreditem na importância da luta pelos direitos humanos, sejam estudantes, docentes ou qualquer outro membro da comunidade escolar, podem ter a iniciativa de iniciar uma Aliança. Uma comunidade escolar que promove a diferença e trata todos/as como iguais é o ideal de escola segura e inclusiva!
 
 
Para mais informações:
add.ilga-portugal.pt | add@ilga-portugal.pt | +351927567666

 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no jornal Diário Insular de 24 de Maio de 2018



Sem comentários:

Enviar um comentário