segunda-feira, 17 de junho de 2013

Crescer Sem Discriminar

 
Programa de sensibilização da UMAR Açores

 
Crescer Sem Discriminar é um programa de intervenção / sensibilização que está a ser implementado na ilha Terceira desde Setembro de 2010 pela UMAR Açores / Cipa.
Orientado para diferentes contextos desde o ensino básico ao secundário, passando pelo técnico profissional, pretende-se sensibilizar o/as jovens estudantes para a não discriminação em função da deficiência, etnia/cultura, género e orientação sexual.
Planeado para quatro sessões de 60 ou 90 minutos cada, o programa é realizado parcial ou integralmente em função das necessidades das instituições que o solicitam.
Ao longo dos últimos dois anos e meio realizaram-se 273 sessões de sensibilização nas escolas Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Secundária Vitorino Nemésio, Básica e Secundária Tomás de Borba, Básica e Integrada Francisco Ornelas da Câmara, Básica e Integrada dos Biscoitos, EB 1,2,3/JI de São Sebastião – Francisco Ferreira Drummond, EB/JI de Santa Bárbara, EB/JI das Doze Ribeiras, EB/JI da Conceição, EB/JI de São Mateus, EB/JI do Posto Santo, EB/JI das Fontinhas, EB/JI da Fonte do Bastardo, EB/JI do Porto Judeu, EB/JI de São João de Deus, EB/JI da Carreirinha, EB/JI do Porto Martins, EB/JI de Santa Rita, EB/JI da Casa da Ribeira e creche jardim-de-infância “O Ninho” na freguesia do Porto Judeu.
As temáticas trabalhadas foram a igualdade de género (105 sessões), a não discriminação em função da orientação sexual (69 sessões), a não discriminação em função da deficiência (53 sessões) e a não discriminação em função da etnia e cultura (46 sessões).
Foram alvo de intervenção 3631 estudantes, 1828 do sexo feminino e 1803 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 21 anos, de diferentes graus de ensino, nomeadamente do 2º ao 12º anos de escolaridade, turmas Profij e Uneca, bem como turmas de Oportunidades níveis I, II e III.
Para saber mais informações sobre este programa pode contactar a UMAR Açores no Edifício da Recreio dos Artistas na Rua da Rosa 1º Andar em Angra do Heroísmo ou através do telefone 295 217 860 ou e-mail umarterceira@gmail.com
 
Publicado na Página IGUALDADE XXI no Jornal Diário Insular de 15 de Junho de 2013.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário