sexta-feira, 22 de junho de 2012

Destaque do mês de Junho de 2012

MARÍLIA CORDEIRO


Por Mariana Ornelas (*)

            Marília Fátima Martins Cordeiro, natural da ilha Terceira, vinte e nove anos de idade é uma das mulheres Bombeiras Voluntárias da ilha Terceira.

            Licenciada em Ciências da Educação, Marília trabalha actualmente como monitora de Inserção Social na Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira (ACM).

            Quando perguntei qual teria sido a razão de voluntariar-se para os Bombeiros, esta respondeu logo de imediato que a sua motivação foi a dinâmica da profissão e o “bichinho que tinha dentro de si que a chamava para ser bombeira”.

De facto, o que mais me impressionou ao conhecer a Marília foi o entusiasmo com que esta falava da sua vida enquanto Bombeira. Apercebi-me instantaneamente, que a Marília era uma Bombeira por vocação. Nem as dificuldades que enfrentou, após a sua aceitação nos Bombeiros Voluntários move-a de atingir o seu sonho.

Quando a Marília entrou para os Bombeiros em 2003, as infra-estruturas não estavam preparadas para receber mulheres. Não existiam vestuários nem balneários para as mulheres, logo estas tinham que despir-se e vestir-se sem o mínimo de privacidade, facto que causava grande transtorno. No final de 2003, criaram-se as infra-estruturas necessárias para as mulheres, no entanto os vestuários continuam a ser demasiado pequenos em comparação com os dos homens.            

Além das dificuldades estruturais, também existem as da profissão e as culturais, facto que a Marília não quis deixar de realçar. “Quando se é uma mulher Bombeira, é necessário ser muito persistente e ter muito amor e vocação pela profissão, pois esta é muito dura fisicamente e acabamos por abdicar de alguns momentos com a nossa família, visto passarmos muitas horas a trabalhar. Para além disso, a sociedade em geral ainda associa esta profissão ao masculino, a aceitação a nível da população é difícil, as pessoas acham muito estranho ver uma mulher Bombeira”.

Apesar de haver um maior número de mulheres no ramo a vida de bombeira é muito difícil levando a que muitas acabem por desistir. A falta de apoio familiar, muitas horas e dias de trabalho, a população não estar sensibilizada para ver uma mulher bombeira, a nível pessoal a maioria dos namorados ou maridos não se sentirem bem com o facto da sua mulher trabalhar num mundo maioritariamente masculino, são as principais razões que a Marília apontou para o facto de muitas das suas colegas terem abandonado tal profissão.

Marília, também sentia algumas destas dificuldades, tendo-as ultrapassado, com o profissionalismo que é exigido à profissão, ignorando preconceitos ou suposições. Integrou-se na equipa procurou o seu espaço e entregou-se de corpo e alma à dinâmica de trabalho. Durante este processo, refere que nunca se sentiu discriminada pelos colegas, sempre houve muito companheirismo.

Neste momento e devido à sua vocação força de vontade e profissionalismo, a sua credibilidade nunca foi posta em causa. Os seus colegas masculinos muitas vezes acabam por deixa-la actuar como forma de demonstrar o seu voto de confiança. Esta refere “ Se formos profissionais não surge quaisquer problemas nesta ou em alguma profissão”.  

      Ao longo da entrevista, Marília sempre realçou o quanto se sente feliz pelo facto de nunca ter desistido, esta menciona “ Sinto-me muito feliz, nunca deixarei esta profissão, mesmo quando tiver filhos nunca desistirei. A família Bombeiros Voluntários torna-se a nossa segunda família. Esta família ensinou-me imenso, demonstrou o que era o companheirismo, a confiança uns nos outros e valores. Ser bombeira é uma aprendizagem dura mas externamente gratificante. O enriquecimento pessoal é enorme, os valores que aprendemos nesta profissão são para toda uma vida”.


 (*) Mariana Ornelas
Psicóloga da UMAR Açores / CIPA
Delegação da ilha Terceira

Publicado na Página Igualdade XXI no Jornal Diário Insular de 22 de Junho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário